COMO CUIDAR DAS JOIAS FOLHEADAS

NÃO USAR AS PEÇAS:

Ao lavar as mãos ou tomar banho. O sabonete deixa uma fina película sobre a superfície das peças, dando-lhe uma aparência opaca.

Quando tiver fazendo serviços manuais ou trabalhos pesados, o metal fica arranhando e as pedras podem quebrar ou soltar.

Na praia e na piscina, além dos produtos químicos presentes na água, o sol e as demais fontes de calor podem danificar as peças. 

EVITAR QUE AS PEÇAS:

Tenham contato com produtos químicos: perfumes, cosméticos, cloro de piscina, produtos de limpeza, remédios etc.. Esses produtos alteram a cor das pedras e atacam a liga do metal.

FAZER A LIMPEZA:

Jamais ferva as peças com aguá e detergente, pois tanto o calos quanto os produtos químicos são, prejudiciais à sua conservação. Algumas das matéria -primas que entram em composição dos cosméticos, normalmente entram em atrito com a pele e com a joia ou folheados utilizado, deixando um filme sobre a peça.

Nas joias de prata utilizar produtos próprios para a limpeza disponível no mercado, observando as instruções do fabricante.

Nas peças com pedras, lavar com água morna e sabão neutro, usando uma escova macia e secar sem esfregar.

No caso da peças com pérolas ou madrepérolas limpar com flanela e algodão secos, para eliminar resíduos de cosméticos ou suor. Também podem ser lavados com água e sabão neutros, mais não devem ser deixados de molho.

GUARDAR ADEQUADAMENTE:

Não guardar as peças em contato umas com as outras. O atrito pode causar desgaste irrecuperável.

Não deixar em local exposto a luz, pois elas podem oxidar e ficar com aspecto envelhecido.

Nunca guardar as peças sem limpeza após o uso. O ideal é sempre lavá-las com água e sabão neutro, secando-as sem esfregar.

Pérolas e madrepérolas precisam "respirar". Elas são sensíveis à umidade ou à securas excessivas, portanto, devem ser guardadas em locais arejados.